10/03/2009

Twitter X Jornalismo

O Twitter é uma das mais novas ondas da internet. Uma onda que tem agradado muitos surfistas do mundo jornalistico.

O Twitter é uma rede social de microblogs criado em março de 2006 com um objetivo um tanto, vamos dizer assim, subjetivo. O sistema tem como norteador a pergunta "What are you doing?" ou em bom português "o que você está fazendo?". No entanto como diversas outras idéias e tecnologias jogadas na rede o Twitter ganhou novos adeptos e novas adaptações, como por exemplo a de ferramenta jornalística.

O uso da ferramenta twitter é tão simples que em um primeiro momento pode parecer complicada. O sistema quase que passa uma ideia de regressão. Enquanto outras redes de relacionamento oferecem cada vez mais ferramentas e utilitários o Twitter apresenta apenas um espaço limitado de 140 caracteres onde o usuário pode falar, comentar ou criticar qualquer coisa e qualquer assunto.

Por ser uma ferramenta simples e que trabalha basicamente com textos e links o Twitter abre espaço para a informação livre de qualquer lugar e em qualquer momento. O sistema é compatível com vários suportes presentes atualmente como mensageiros, sistemas de e-mail e celulares. Esta compatibilidade garante de certa forma a espontaneidade e a momentaneidade da informação que em poucos segundos pode ser jogada na rede.

Mas como o Twitter pode auxiliar o jornalismo?

O Twitter precisou de uma adaptação para poder ser categorizado como ferramenta do jornalismo. Imagine como usar um espaço de 140 caracteres para noticiar algo ou descrever um evento? A adaptação foi simples: O que pode ser noticiado em apenas 140 caracteres? Manchetes! A etapa do texto jornalístico que atrai seu leitor. Através da manchete é que nos interessamos ou não por determinada noticia. A partir desta ideia jornalistas de grandes empresas ligadas a área de comunicação começaram a "twittar" suas manchetes acompanhadas de links para seus sites de noticias. O potencial do twitter como meio de comunicação foi identificado. Grandes empresas como a BBC Brasil e o New York Times já usam a ferramenta como uma espécie de propagador de manchetes e noticias devido a sua instantaneidade.

Segundo o jornalista e usuário do Twitter Marcos Leivas o sistema proporciona uma interface simples diferente de outras ferramentas do tipo, tornando assim o sistema mais leve, dinâmico e de facil acesso, "o Twitter ganha em alguns pontos como a velocidade, imediatismo oriundo dessa plataforma mais simplista". Mas mesmo assim a informação não é prejudicada, "A ideia parte de: "Interessou? Clique aqui para saber mais". Um tipo de convergência informativa e complementativa, que foca o todo (modo de funcionamento do sistema + complemento informativo/midiático) e não apenas o sistema (a mensagem emitida em si) como um dissipador de informação".

O Twitter é uma ferramenta que ganha espaço no mundo virtual e no jornalismo. Um grande ambiente virtual frequentado por milhares de pessoas dos mais variados locais do mundo. Enquanto certos veículos de comunicação atingem um grupo de pessoas em seu formato clássico no Twitter este potencial é imensurável. Segundo Marcos Leivas "a estrutura simplista que o Twitter ainda possui se dá ao caráter de maior acesso da grande massa que acompanha através do Twitter as atualizações noticiosas vindas desses canais, usando o meio como uma possibilidade informativa do que acontece não só nos grupos pessoais, mas também no mundo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário