17/03/2009

Afinal, quem diabos é Tom Wolfe?

Não saber quem é Tom Wolfe não é crime. Não saber que ele é o pai do Novo Jornalismo também não é. Do mesmo jeito que não ter muita noção do que é o dito Novo jornalismo. Mas apenas o fato deste personagem ter participado de um dos seriados animados mais famosos do mundo já é o suficiente para ao menos querer saber um pouco sobre Tom Wolfe.

Para falar um pouco deste personagem vamos começar por sua inusitada participação no seriado "The Simpsons" onde fez o papel de si mesmo. Em nota o escritor declarou à FolhaOnline em novembro de 2005 que o este é único programa de humor que assiste e que participar do desenho foi uma honra.

Mas Tom Wolfe não se restringe apenas a uma participação especial nos Simpsons. Tom Wolfe é um dos revolucionários do jornalismo, ou como foi intitulado por ele mesmo: o Novo Jornalismo. Wolfe é um escritor que pode ser comparado quem sabe com os (Um pouco mais conhecidos) "gonzo" Hunter S. Thompson e Truman Capote em termos de revolução na maneira de se fazer jornalismo. Sendo Wolfe pioneiro e personagem mais significativo no estilo. Entretanto Wolfe não ganhou um filme nem mesmo a interpretação de Johnny Deep.

There goes (Varoom!!! varoom!!!) the new journalism!!!

Uma das caracteristicas do novo jornalismo é o abandono das regras conceituais do jornalismo. O titulo deste box é uma referência ao artigo There Goes (Varoom! Varoom!) That Kandy-Kolored Tangerine-Flake Streamline Baby que deu origem ao seu primeiro livro: Uma coletanêa de seus textos publicados nos jornais e revistas americanas como o The Washington Post, New York Herald Tribune e revista Esquire.

O novo jornalismo é caracterizado pelo teor literário dos textos. A reportagem ganha artifícios de ficção sem fugir dos aspectos jornalísticos. A ausência de regras formais é tão forte que Wolfe costuma fazer uso constante de onomatopeias em seus textos acompanhadas de diversos pontos de exclamação.

A partir deste tipo de trabalho Tom Wolfe se tornou uma das figuras mais importantes do jornalismo literário. Em 1973 publicou o livro The new Journalism que juntou os trabalhos de diversos jornalistas que seguiam as regras (ou a ausência delas) do Novo Jornalismo.

Tom Wolfe em Porto Alegre!!!

Mas melhor do que pesquisar para saber sobre Tom Wolfe é comparecer a palestra que será realizada em Porto Alegre em novembro deste ano. A palestra faz parte do projeto Fronteiras Braskem do Pensamento que trará diversos pesquisadores das áreas das ciências e da cultura.

O ciclo de palestras começa dia 23 de março com o psicologo Steven Pinker, apenas para convidados. Tom Wolfe apresenta o tema O Espírito de nossa Época no dia 16 de novembro no salão de atos da UFRGS as 19:30h.

Com base em seu histórico profissional pode-se esperar uma palestra sem papas na língua e muito interessante para jornalistas, futuros jornalistas, escritores e todos que admiram a literatura e o jornalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário