24/03/2009

Entrevista - Como é morar no exterior?

1- Quais as principais diferenças entre o Brasil e os paises de primeiro mundo?

Renata - A diferença mais evidente, para mim, é a violência. A inexistência de violência que é tão descarada no Brasil. Não quer dizer que ela seja nula, mas não é tratada como algo “comum”. Outra que eu ressaltaria seria o fato de que as coisas andam para frente, funcionam.

2- Quais as vantagens e desvantagens de se viver fora do país?

Renata - As vantagens de viver fora do Brasil são: A experiência de viver em um país que não é o seu, ver o Brasil de fora, conhecer pessoas de vários lugares do mundo e ter contato com culturas diferentes. As desvantagens são: estar em um país que não é meu, a moradia é cara e existe um certo preconceito.

3- Como os brasileiros são vistos na Inglaterra? Existe preconceito?

Renata - Os brasileiros são vistos na Inglaterra como “fanfarrões”, devido ao grande número de brasileiros ilegais em Londres. Existe preconceito, no sentido de que se tu não for cidadão europeu, tu não tens grandes perspectivas de conseguir um bom emprego, de subir na vida. Algumas pessoas pensam que as brasileiras são prostitutas. Este foi o fato de maior preconceito que experenciei.

4- No que você trabalha? O dinheiro é suficiente?

Renata - Quando cheguei, o dinheiro do meu trabalho era suficiente, antes da crise. Continuo trabalhando em um restaurante como garçonete, mas a situação mudou devido aos problemas enfrentados pela Inglaterra atualmente. Hoje, o dinheiro é suficiente para os gastos cotidianos, sobrando pouco para o lazer.

5- O estrangeiro tem oportunidade de crescimento profissional?

Renata - Não. Como já havia mencionado, quando não se tem a cidadania européia, os estrangeiros ficam limitados a empregos subalternos. Não há um campo muito extenso de trabalho para os brasileiros.

6- Como você mantém contato com os amigos e familiares? A internet contribui para amenizar a saudade?

Renata - Com certeza. A internet, principalmente o MSN e o Skype, é o meio pelo qual uso para manter o contato com meus pais e meus amigos. Por que as ligações internacionais estão muito caras e não dá para matar a saudade em poucos minutos.

7- Morar no exterior é garantia de estabilidade financeira e realização pessoal? Por quê?

Renata - É difícil dizer. Morar no exterior pode ser garantia de estabilidade financeira no começo, mas com o tempo pode ficar complicado pela limitação profissional. Eu vejo o fato de morar no Londres muito mais como realização pessoal do que uma busca por estabilidade financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário