31/03/2009

Pai do novo jornalismo realiza Palestra em Porto Alegre.

Tom Wolfe apresenta a palestra o Espirito de nossa época em novembro em Porto Alegre.

A palestra faz parte do projeto Fronteiras Braskem do Pensamento que trará diversos pesquisadores das áreas das ciências e da cultura. Entre eles Tom Wolfe, considerado o pai no novo jornalismo.

Tom Wolfe é um dos pioneiros do jornalismo literário e autor dos livros Um homem por inteiro (1998), Emboscada no Fort Bragg (1996), A fogueira das vaidades (1984) e Os eleitos (1979).

Uma das caracteristicas do novo jornalismo é o abandono das regras conceituais do jornalismo. O titulo deste box é uma referência ao artigo There Goes (Varoom! Varoom!) That Kandy-Kolored Tangerine-Flake Streamline Baby que deu origem ao seu primeiro livro: Uma coletanêa de seus textos publicados nos jornais e revistas americanas como o The Washington Post, New York Herald Tribune e revista Esquire.

O novo jornalismo é caracterizado pelo teor literário dos textos. A reportagem ganha artifícios de ficção sem fugir dos aspectos jornalísticos. A ausência de regras formais é tão forte que Wolfe costuma fazer uso constante de onomatopeias em seus textos acompanhadas de diversos pontos de exclamação.

A partir deste tipo de trabalho Tom Wolfe se tornou uma das figuras mais importantes do jornalismo literário. Em 1973 publicou o livro The new Journalism que juntou os trabalhos de diversos jornalistas que seguiam as regras (ou a ausência delas) do Novo Jornalismo.

O ciclo de palestras começa dia 23 de março com o psicologo Steven Pinker, apenas para convidados. Tom Wolfe apresenta o tema O Espírito de nossa Época no dia 16 de novembro no salão de atos da UFRGS as 19:30h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário